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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fale Menos e ouça Mais!


Olá pessoas!!
Eu estava muitos dias sem postar no meu blog só postando em blogs de amigos, hoje resolvi postar algo que acho interativo.
Ótimo fim de semana a todos.

Fale menos, ouça mais
(por Nelson Botter)

Quem fala demais, acaba se complicando. Os chineses já sabiam disso há muito tempo, vide seus provérbios mostrando que sábio é aquele que escuta mais do que fala, afinal, não é à toa que temos dois ouvidos e uma boca. É uma questão de lei da natureza.

Saber ouvir talvez seja a habilidade comunicativa mais difícil de dominar, segundo Stephen Covey. Chega a ser engraçado constatar que poucas pessoas saibam ouvir, uma vez que há tanta gente querendo falar. Acontece que desde a escola somos instruídos a escrever e falar, mas muito pouco a escutar.

Muitos sabichões acreditam que falando e falando e falando acabam dominando qualquer situação, se destacando perante os demais. Deviam saber que só falar e não escutar acarreta em extrema dificuldade de mapear situações, entender os outros, encontrar soluções e caminhar em conjunto com as pessoas que nos cercam. É escutando com atenção que se percebe o que os outros esperam de você, que se mostra respeito e interesse pelo interlocutor. É aí que você ganha pontos (ainda mais se for com sua esposa ou com seu chefe!).

Os falastrões acabam sendo rotulados de chatos, egocêntricos, donos da verdade e outras coisas piores. Para se ter uma idéia, outro dia numa reunião, um diretor comparou dois subordinados da seguinte maneira: “A diferença entre vocês dois é uma só... O Carlos fala pouco, mas pensa. Você, Reinaldo, fala muito, mas não pensa”. Horrível, não? Pois é, mas merecido.

E você, sabe ouvir? Evidente que nossa primeira reação é dizer: “Claro que sim!”. Mas aí eu te pergunto ao pé do ouvido: será mesmo? Quantas pessoas já lhe disseram que você é bom ouvinte? Quantas pessoas lhe procuram para falar de problemas ou qualquer coisa, dizendo que você sabe ouvi-las?

Uma coisa a se notar é se você normalmente deixa as pessoas exporem seus pontos de vista até o fim ou se você vive interrompendo-as. Deixe-as falar e escute-as. Não faça ouvidos de mercador só para parecer simpático. Preste atenção no que elas estão falando, pois suas conclusões a respeito do que está sendo dito são importantes.

O melhor de tudo é que sabendo ouvir, aprendemos a falar na hora certa e com propriedade. Isso aumenta nossa credibilidade, sendo um importante fator para nosso marketing interpessoal. Então, pratique mais a habilidade de escutar mais e falar menos. Se todos começarem a fazer isso, no mínimo teremos reuniões mais curtas e produtivas...

*Nelson Botter Junior é escritor e consultor de marketing e comportamento da Botter & Associados e coordena a área de cursos de saúde da Manager Online.

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