Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apelido

Oie Pessoas !!

Nossa eu estava no msn com um amigo Douglas, e eu falei nossa Douglas tenho tantos apelidos que as vezes me confundo.

Ele tem um apelido bem estranho também Corpo, Corpo Fechado, Corpo cansado kkkkkk acha que eu mereço?

Então vamos lá... Apelidos...

O termo apelido (do latim appellitu) pode referir-se a:

Sobrenome – sinônimo de apelido em português europeu, parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; nome familiar
Nick ou nickname também pode ser classificado.
Alcunha – designação informal para identificar uma pessoa, objeto ou lugar; apodo.

Eu tenho tantos apelidos que as vezes tenho dúvidas, será que sou uma única pessoa?

Taninha, GPS, Tan, Tantan, Ban, Tata,Maluca,Banzinha, Taina, Tonhão, na infância muitos vão se recordar Turu, Toquinho, Morticia, Metadinha < esse eu odiava, enfim apelidos são dados porém comigo o que mais durou e o de Ban.

Muitas pessoas não gostam quando são apelidadas e ou sofrem de Bullyng.

Já li e ouvi muitas histórias de pessoas que são apelidadas e são referências como exemplo:
- Ali onde está o gordinho.
- Ali ao lado do magrelão.
- Ali onde está o japa.
- Tá vendo ali o negão.
- Olha ali perto do careca.

Nem sempre as pessoas estão propicias a brincadeiras, nem todos aceitam brincadeiras e encaram como criticas em relação cor, raça e ou tipo físico.

Já vi situações agressivas em relação ao apelidar pessoas.

Veja os apelidos da rua onde moro temos: Jacaré, Pavão, Rato, Vinha, Macalé, Ditão, Mando, Nego Doce, Miojo, Bilau, Portuga, Guiriu,Zé do Óculos, IeIe, Mosca, Tutu, Titi, Pidão, Bé, esses são os que me recordei por alto rs, porém são todos bem acostumados com os apelidos tem gente que citei que sinceramente não sei o nome real somente o apelido.

No mundo virtual onde costumo frequentar para ouvir minhas favoritas midis rs temos vários apelidos, alcunha, nick´s:
B@n (Euzita), Ditão, Corpo fechado (já citei acima), Menina Rebelde, Tang, Kissuko, Pakitu do bozo, O Provocador, Gigi, Loira, Brankinha, Cheia de Xalmi, Arcanjo, Pé de Barro, Xuppa, Luciana Batalhão, Limão, Amora,Dj Maluco, Desatadordelacinhos, Athena,Li@, Perola,Fudêncio,Lizz,Tutubarão, Pé Vermeio, Caldo Maggi, Mortiçia, Esbugalhado,Morto na sala, Ice, entre outros "n´s" Nick names e ou apelidos.

Explanando o assunto temos algo bem polêmico o Bullying.

Já ouvirão falar disso?

No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:[2]

1.o comportamento é agressivo e negativo;
2.o comportamento é executado repetidamente;
3.o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O bullying divide-se em duas categorias:[1]

1.bullying direto;
2.bullying indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

Espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima
intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.

Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

A legislação jurídica do estado de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredí-las, causando dor e angústia.


Tipos de bullying
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:

Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
Isolamento social da vítima.
Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
Chantagem.
Expressões ameaçadoras.
Grafitagem depreciativa.
Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas
Locais de bullying
O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.
Alcunhas ou apelidos (dar nomes)
Normalmente, uma alcunha (apelido) é dada a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Em alguns casos, a concessão é feita por uma característica que a vítima não quer que seja chamada, tal como uma orelha grande ou forma obscura em alguma parte do corpo. Em casos extremos, professores podem ajudar a popularizá-la, mas isto é geralmente percebido como inofensivo ou o golpe é sutil demais para ser reconhecido. Há uma discussão sobre se é pior que a vítima conheça ou não o nome pelo qual é chamada. Todavia, uma alcunha pode por vezes tornar-se tão embaraçosa que a vítima terá de se mudar (de escola, de residência ou de ambos).


Bem é isso !

Beijocas e voltem sempre.

3 comentários:

  1. Otimo texto com senso de humor e diretiva.

    Parabens !!!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre amei .....mas conheço esse SR CORPO,faltou apelidos(MACUMBEIRO,LIXEIRO E PODEROSOOOO)KKKKK
    TI ADORO
    KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Taninha, muito interessante seu texto.
    Realmente as significações para os nomes não são um problema, tendo visto que todos nós temos apelidos na infância e juventude. o problema é quando essas denominações passam do limite do respeito e tornam-se agressões verbais, pelas características físicas da pessoa em questão. Esse problema, que é cultural e educacional, deve ser visto com grande importância, porque agora também ultrapassa a esfera social, mas também a virtual, o chamado "cyberbullying" (veja post no meu blog http://comunicationislife.blogspot.com/ ).
    De qualquer forma, parabéns pelo alerta!

    http://comunicationislife.blogspot.com/

    ResponderExcluir